Recrutamento e seleção
Muito do que uma empresa é capaz de fazer e alcançar está associado a seu potencial humano, à capacidade de reunir no quadro de funcionários pessoas talentosas e com perfil para desempenhar suas funções. Numa organização, recrutar os melhores candidatos é responsabilidade do departamento de Recursos Humanos.
Se a empresa não tem um próprio, há inúmeras consultorias especializadas, que terceirizam tal serviço. Mas qual a relevância do psicólogo neste processo?
Variáveis Objetivas e Subjetivas
Não é qualquer profissional que está preparado para conduzir um processo de seleção e ir mais além do simples teste de conhecimentos gerais. Buscar um bom perfil significa estar atento aos aspectos físicos e psicológicos dos candidatos, algo bastante natural para um psicólogo.
As entrevistas, as dinâmicas em grupo, os testes psicológicos servem para identificar aptidões mentais, psicomotoras, destreza, tempo de resposta, resistência, dentre outros fatores. Neste sentido, o papel do psicólogo é justamente cruzar os resultados com o que necessita a vaga.
A personalidade de um candidato é tão importante quanto sua capacitação. Por isso, cada vez há mais espaço no mundo corporativo para a psicologia organizacional.
O objetivo principal do recrutamento é buscar pessoas para abastecer o processo de seleção, dessa forma existem várias maneiras e meios para a realização desse processo, que se dá de duas formas básicas: atraindo-se pessoas que já fazem parte da empresa, mas que trabalham em outros cargos; e buscando candidatos que não tenham vínculo direto com a empresa e que estão disponíveis no mercado de trabalho (LIMONGI-FRANÇA; ARELLANO, 2002).
O primeiro caso refere-se ao recrutamento interno, enquanto o segundo ao recrutamento externo. Ambos apresentam vantagens e desvantagens no decorrer do processo, o que deve ser avaliado conforme a vaga em questão.
O bom psicólogo organizacional tem um olhar diferenciado e uma percepção apurada, é capaz de trazer sensibilidade para a realidade da empresa e conseguir com que as pessoas estejam alinhadas com os objetivos da organização. Neste sentido, a bagagem teórica é fundamental para desempenhar suas funções com eficiência.
Fonte: br.mundopsicologos.com