Avaliação psicopedagógica

A Avaliação Psicopedagógica tem como objetivo  identificar quais são as dificuldades de aprendizagem que a criança ou adolescente apresenta na escola: leitura, escrita, cálculos, organização textual, como constrói o conhecimento, seu estilo de aprendizagem, tipo de inteligência, qual a intensidade que ocorrem as dificuldades, as possíveis interferências que as produzem e, por fim, como trabalhá-las.

O campo dessa mediação recebe também influências da Psicanálise, da Linguística, da Semiótica, da Neuropsicologia, da Psicofisiologia, da Filosofia humanista-existencial e da Medicina.

A Avaliação Psicopedagógica tem um tempo determinado, aproximadamente 5 a 6 sessões.

Há, portanto, algumas etapas básicas deste processo, sendo elas: a primeira entrevista com os pais, em que são realizadas a coleta da queixa e dos dados da história do paciente, os acordos de valores, os prazos.

Posteriormente agendamento das demais entrevistas: observação lúdica, aplicação de testes projetivos de personalidade, testes diretivos cognitivos, neuropsicológicos, estilos de aprendizagem e avaliação de desempenho na leitura/escrita/linguagem/cálculos.

Fonte: Instituto Inclusão Brasil