avaliação pedagógica
A importância dos métodos de avaliação é confirmada por vários estudos, que mostram que as atividades de avaliação (incluindo os testes) ocupam uma grande parte do tempo e esforço de alunos e professores, salientando que aquilo que é valorizado e avaliado na escola vai influenciar não só os resultados escolares dos alunos, mas também a sua motivação, autoconceito, hábitos de estudo e estilos de aprendizagem.
É importante que sejam proporcionados aos alunos vários momentos de avaliação, multiplicando as suas oportunidades de aprendizagem e diversificando os métodos utilizados, pois, assim, se permite que os alunos apliquem os conhecimentos que vão adquirindo, exercitem e controlem eles próprios as aprendizagens e competências a desenvolver, recebendo feedback frequente sobre as dificuldades e progressos alcançados.
A utilização de diferentes métodos e instrumentos de avaliação é também recomendada no diploma que regula a avaliação das aprendizagens dos alunos do Ensino Básico.
No cotidiano escolar, nem todas as atividades que os alunos realizam ao longo do seu percurso são objeto de avaliação, embora muitos delas o pudessem ser, sem demasiado esforço, desde que fossem utilizados métodos de avaliação diversificados e adequados. Relembremos algumas das atividades correntemente realizadas pelos alunos, ao longo do seu percurso escolar.
Algumas atividades/tarefas de aprendizagem que os alunos realizam:
I) leitura e interpretação de textos;
II) discussão e debate de temas e/ou problemas;
III) atividades de pesquisa (consulta de enciclopédias e de obras de vários tipos e em vários suportes, recolha de informação junto de várias pessoas e entidades e de outras fontes, pesquisa na lnternet);
IV) trabalhos escritos (fichas, testes, relatórios, produção de textos criativos, de projetos, resposta a questionários, outros);
V) jogos (jogos funcionais, jogos de regras, dramatizações, entre muitos outros);
VI) utilização das TIC (tecnologias de informação e comunicação) e de vários outros recursos materiais, como meio de comunicação;
VII) trabalhos práticos (de aplicação, laboratoriais, manuais e outros);
VIII) atividades físicas, de expressão plástica, musical e outras.
Muitas destas atividades podem ser realizadas em grupo, em pares, ou em trabalho autónomo, sendo algumas delas facilmente avaliadas por meio dos trabalhos escritos que são produzidos, enquanto outras, por exemplo, a realização de atividades físicas, o serão mais facilmente pela observação.
A realização de pequenos trabalhos práticos com fins formativos pode ser uma forma privilegiada de intervenção na aprendizagem do aluno, fundamental para a definição das estratégias de reorientação e de reforço, quer pelos efeitos positivos que advêm do uso de feedback corretivo, quer pela multiplicação de oportunidades de aprendizagem proporcionadas, quer ainda por outros tipos de interação que ocorrem, durante ou por causa da avaliação, nos processos de ensino e aprendizagem.
A escolha dos métodos e instrumentos de avaliação depende de vários fatores: das finalidades e objetivos pretendidos, do que vai ser objeto de avaliação, da área disciplinar e nível de escolaridade a que se aplicam, do tipo de atividade em que o desempenho se manifesta, do contexto e dos próprios avaliadores.
Fonte: Portal Educação